quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tipos de peixes para aquaristas iniciantes

Peixes de água doce

O peixinho dourado comum é resistente, de vida longa, e pode crescer até cerca de 20 centímetros de comprimento. Este peixe é de barbatanas curtas e existe em várias cores. Não é particularmente sensível a alterações na temperatura da água, o que significa menos preocupação de morte ou doença ao trocá-la. Eles possuem uma dieta que varia entre alimentos frescos, congelados e em flocos, sendo fácil mantê-los saudáveis. Outras variedades do peixinho dourado - como Shubunkin azul, Cometa e Fantail (duas caudas) - são boas escolhas pela mesma razão que o comum. Eles não são sensíveis a alterações na temperatura da água e possuem uma dieta mista. O dojô é um peixe resistente, respira oxigênio e precisa vir à tona regularmente. Eles gostam de se enterrar, então você deve fornecer uma camada de cascalho profunda no chão do aquário. O dojô é um bom companheiro para outros peixes, gosta de estar em grupos quando em repouso. Este peixe pode se tornar bastante domesticado, e até mesmo alimentar-se na mão de seus donos.

Peixes tropicais

Os peixes dânio-pérola são sutilmente coloridos, aceitam todos os alimentos e são tolerantes à água fria. Eles são muito ativos e ficam bem em grupos de seis ou mais. Certifique-se de que eles tenham espaço para nadar e um fluxo de água a partir de um filtro. Estes peixes são pacíficos e adequados a aquários comunitários. Os peixes-zebra possuem tons de roxo com pequeno listramento. Eles ficam bem em grupos de seis ou mais. Este peixe não é sensível a mudanças de temperatura da água e pode ser mantido no interior de um aquário não aquecido. Os peixes platy são amarelos com cauda preta. Este peixe está disponível em centenas de formas, algumas com barbatanas dorsais mais longas. Ele se reproduz em aquário, então mantenha uma proporção de duas fêmeas para cada macho. Este peixe é ótimo para iniciantes, porque tolera baixos níveis de nitrato.

Outras considerações

Um aquário comunitário (mais de uma espécie) deve ser de 60 centímetros por 30 centímetros de altura e largura. Não misture peixes muito grandes com peixes muito pequenos. Escolha peixes que nadam em diferentes níveis -- baixo, médio e superfície -- para evitar a competição por espaço. Inclua plantas vivas ou falsas para esconderijos e abrigos. Plantas vivas ajudarão a oxigenar a água. Compre peixes de aparência saudável, de uma loja aquática ou de animais de estimação. A água do aquário da loja deve ser clara e o vidro limpo e não deve haver nenhum peixe morto no tanque.

Kinguio

Nome Popular: Kinguio
Nome Científicoo: Carassius Auratus              
Tamanho adulto: 30 cm
Temperatura da água: 
22 – 26º C
PH
: 7 a 7.4
Características:
Para mantermos kinguios em nossa casa, precisamos saber que são peixes que vivem muitos anos, crescem bastante e por isso precisam de espaço. Um bom aqua para mantermos Kinguios deve ter volume de 50 litros por peixe, ter boa oxigenação, porém sem muito movimento e principalmente boa filtragem, a necessidade de espaço é devido ao fato de Kinguios atingirem 20 anos de idade e tamanho que pode passar de 30cm, boa oxigenação e filtragem, pelo fato de serem “SUJÕES”, e necessitarem de bons parâmetros de água para desenvolverem. E a água sem muito movimento por serem peixes lentos, devido as mudanças que sofreram durante estes anos de seleção genética muitos tem uma deformação muito grande na coluna vertebral, fazendo com que sejam muito lentos.
Alimentação:
Deve-se alimentá-los com rações da Alcon e Tetra, alimentos vivos como artêmias, pequenos peixes, minhocas e Bloodworms, além de alface. Pode ser fornecidos alimentos 3 vezes ao dia, sendo: ração pela manhã e tarde todos os dias.
Reprodução:
Os machos percebem a fêmea pronta para desova, à perseguem e empurram a mesma para a superfície contra raízes de plantas. Esta libera grande quantidade de ovos que são rapidamente fertilizados.
Os ovos eclodem após o preazo médio de 3 à 5 dias.
Podemos utilizar para os ninhos plantas flutuantes, aguapés ou ainda ninhos artificias feitos de Tuli e bolas de isopor.Cortamos um pedaço de Tuli quadrado de 40×40 e embrulhamos a bola de Isopor ao centro, imitando os aguapés.
Seja qual for o ninho , deve ser vistoriados todas as manhãs e se forem observados ovos devem ser retirados e colocados em outro recipiente com mesma temperatura.
Os filhotes naõ devem ser alimentados nos 3 primeiros dias, pois ainda estarão se alimentando do saco vitelino( seria como a gema do ovo), após este periodo podem ser alimentados com microvermes , náuplios de artêmia e ainda ovos de artêmia descascados que são 20% mais ricos em proteínas que os náuplios.Alguns criadores utilizam infusórios, eu particularmente não costumo utilizar, pois precisa de muito, já que de uma única cria podemos ter mais de 1000 alevinos.Á partir da 3ª semana de vida pode oferecer artêmias e rações floculadas, eu costumo utilizar ração da Alcon para alevinos de Kinguios feito farelo no processador.Após dois meses em média podemos aliment´-los como os juvenis e adultos.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: 


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Osphronemidae
Gênero: Betta
Espécie: B. splendens

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Sua origem é a região da Indonésia (sudeste da Ásia)
São agressivos (machos) e, num mesmo local, podem brigar violentamente até a morte
Possui um ritual de acasalamento, sendo que o macho solta na água uma grande quantidade de bolhas para atrair a fêmea
É o macho que fica protegendo os ovos até o nascimento dos alevinos (filhotes de peixe)
É uma espécie de peixe bastante resistente e vive em condições simples dentro de um aquário (sem necessidade de equipamentos)
Na forma selvagem, o peixe beta possui uma coloração acastanhadada, com tons avermelhados e azulados nas barbatanas
Possuem órgãos chamados de labirintos que usam para respirar o ar atmosférico. Portanto, podem viver em águas com pouca quantidade de oxigênio.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: 20 gramas aproximadamente (adulto)
Comprimento: chegam a medir 10 cm aproximadamente (fêmea é menor do que o macho).
Características corporais: possui barbatanas dorsais, cauda redonda e anais compridas e vermelhas.
Reprodução: a fêmea põe de 3 a 6 ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário